bussola, física, ímãs, magnetismo, magnetismo de uma bússola no espaço?, neodimio, O que acontece com o magnetismo de uma bússola no espaço?, teoria do magnetismo, ventos solares por HSMAG
Já imaginou o que pode acontecer se você leva um bussola ao espaço? para onde ela apontaria sem que houvesse um campo magnético ao redor dela? Nós discutiremos isso nesse artigo.
Na verdade, como no espaço sabemos que não há polo norte nem polo sul, então, nesse caso dependeria muito para onde a seta da bussola iria apontar. Vamos pensar na situação de um astronauta estar em uma espaçonave, nós sabemos que tal veículo têm uma conexão com energia, motores e outros. Então, podemos entender que o campo magnético vai afetar a bussola, então nós podemos ter que as próprias fiações do campo magnético do veículo são na verdade quem irão guiar o fluxo da bussola. Nesse caso para que o instrumento faça algum movimento, devemos nos atentar que ele não irá encontrar um “foco” para onde apontar.
Para termos uma ideia de acordo com a teoria de campo magnético, os ventos solares são os únicos que guiam a força do magnetismo na terra, no entanto um bussola comum não notaria sua existência já que têm um campo 5 000 vezes mais fraco do que o nosso planeta, e se aproximarmos de um campo magnético mais forte, tipo o sol, ele se tornará a apontar em direção ao sol. Isso ocorre porque de fato esse equipamento foi feito para se usar em terra, não precisamente fora daqui.